loader

Consórcios solicitam recurso extra para o municípios brasileiros.

Consórcios solicitam recurso extra para o municípios brasileiros.

O Secretário Executivo do Consórcio de Municípios da Mogiana-CMM e Presidente do Conselho Deliberativo da Federação Nacional de Consórcios Públicos, Edson Ávalos foi recebido em  audiência na última quartafeira, 06, pelo vice-presidente da República Geraldo Alckmin para tratar da grave situação financeira enfrentada pelos municípios brasileiros. Segundo levantamentos, a quantidade de prefeituras endividadas subiu de 7% no primeiro semestre de 2022 para 51% no primeiro semestre de 2023. Ávalos enfatizou ao vice-presidente que as despesas fixas das prefeituras aumentam constantemente, enquanto as receitas estão em queda, o que está inviabilizando a gestão municipal.

Segundo Edson Ávalos, para sete em cada dez municípios do Brasil, a principal fonte de receita é o FPM (Fundo de Participação dos Municípios), por isso a situação caótica enfrentada pelas cidades, a queda do FPM - Fundo de
Participação dos Municípios. De acordo com as projeções de queda do FPM, têm preocupado muito os gestores. 

FENACONP REIVINDICA RECURSOS EXTRAS PARA OS MUNICÍPIOS

Centenas de municípios estão com dificuldade de manter os serviços essenciais à população e foi isso que moveu a Federação Nacional de Consórcios Públicos e o Consórcio de Municípios da Mogian – CMM a solicitar audiência com o vice-presidente da República Dr. Geraldo Alckmin. O documento entregue ao vice-presidente solicita aporte financeiro emergencial aos municípios brasileiros para que estes consigam ao menos honrar com o 13º do funcionalismo até 20 de dezembro. O vice-presidente Geraldo Alckmin recebeu o pleito da Federação Nacional de Consórcios Públicos, destacou que está acompanhando a situação e que irá trabalhar dentro do governo para beneficiar os municípios neste momento difícil. Alckmin enfatizou ainda que o governo federal já está trabalhando em uma alternativa e que irá tratar da questão pessoalmente com o presidente Lula. “A expectativa é que no dia do Congresso Nacional de Consórcios Públicos e Municípios que acontecerá nos dias 3 e 4 de outubro em Brasília no Hotel Royal Tulip Alvorada, o governo federal, o qual está apoiando o evento, possa fazer um anúncio em favor dos municípios brasileiros”, destacou Edson Ávalos, Secretário Executivo do Consórcio de Municípios da Mogiana e Presidente do Conselho Deliberativo da Federação Nacional de Consórcios Públicos.